top of page
Logo Capim Santo

O Capim Santo nasceu muito antes de Trancoso ascender como um dos destinos mais desejados entre brasileiros e estrangeiros. O Capim é fruto do propósito de vida de dois jovens aventureiros: Sandra Marques e Nando Leite, que decidiram mudar de vida em busca de um estilo mais alternativo, mais conectado à natureza. Chegaram a Bahia em 1981, com uma filha no colo, a hoje renomada Chef Morena Leite, quando tudo ainda era muito simples, uma pequena vila de pescadores, sem nenhum luxo, ou grandes empreendimentos, como se vê hoje.

 

No verão do mesmo ano abriram as portas do Bar São João. Em 1982 com o dinheiro do bar, e a venda do Gurgel no qual chegaram na cidade, compraram o primeiro terreno, e logo já estavam vendendo comida em casa com prato do dia, com ingredientes do quinta, peixes fresquinhos do pescador que passava por ali, bowl de granola, em 1985, Sandra e Nando, já com o pequeno Marcel de seis meses nos braços, inauguraram seu Restaurante Capim Santo, que deu origem também, em 1987, à Pousada Capim Santo. 

Junto com Trancoso, o Capim Santo despontou como o lugar eleito pelos jetsetters para sua temporada por aqui. Este movimento impulsionou Sandra a investir também em um restaurante em São Paulo, que hoje em novos endereços, vem se expandindo sob o comando de Morena.

O Capim de Trancoso é hoje administrado por Marcel Leite, que com seu olhar muito atento para a responsabilidade ambiental, trabalha para que o Capim seja uma ferramenta para transformar Trancoso no destino mais sustentável do Brasil, reforçando assim a responsabilidade do negócio da família com o nosso vilarejo.

Essa história se enriquece com a chegada de Fernanda Andrade, esposa de Marcel, que foi traduzindo esses quase 40 anos de história em vivências dentro da pousada e fora da pousada, voltadas para o bem-estar, autodesenvolvimento e conhecimento.

Hoje o Capim conta com uma programação que vai de aulas de Yoga a rodas de conversas com convidados especiais, organizadas não só para hóspedes, mas também para a comunidade.

A ideia é transformar quem passa pelo Capim Santo Trancoso, e plantar nesses corações a vontade de viver uma vida com mais sentido e conectada à natureza, levando os sabores dessa vivência, mesmo quando já estiverem de volta a suas casas.

bottom of page